Está cansado de contar carneiros e não conseguir adormecer? Não se preocupe, pois não é o único. Cerca de 25% da população nacional dorme menos de 6 horas por noite. Sabe-se que uma boa noite de sono é essencial para restabelecer as células lesionadas, estimular o sistema imunológico, ajudar a recuperar o cansaço das atividades do dia e recarregar o sistema cardiovascular. No entanto, uma rotina de stress pode provocar noites mal dormidas e trazer consequências no desempenho das atividades do seu dia-a-dia.


Desvantagens de uma noite mal dormida:

– Dificuldade de concentração – O sono é crucial para o processo de pensamento e aprendizagem. A falta dele prejudica a atenção, o estado de alerta, a concentração e o raciocínio.
– Alterações da memória e do humor – A privação de sono deixa-o com menos paciência e mais rabugento para enfrentar as situações do quotidiano e afeta a capacidade de memorizar e recordar com precisão certas ocasiões.
– Aumento de peso – A falta de sono influencia o aumento da fome e do apetite.
– Diminuição da libido – Mulheres e homens com poucas horas de sono revelam baixos níveis da libido e menos interesse em sexo.
– Depressão – A longo prazo, a falta de sono pode contribuir para os sintomas da depressão.

Um homem sem uma boa noite de sono pode desencadear várias doenças. Você não quer isso pra você né?

Melhore a qualidade do seu sono!
Segundo o médico oncologista Drauzio Barella da Universidade de São Paulo, Brasil, há vários hábitos que o ajudam a melhorar a qualidade de sono:
1. À noite, opte por refeições leves.
2. Beba um chá de ervas.
3. Estabeleça horários, tente dormir e acordar às mesmas horas todos os dias da semana.
4. Evite exercício físico perto da hora de dormir.
5. Mantenha o quarto limpo e com uma temperatura amena (aproximadamente 22ºC).
6. Evite cafeína, nicotina e álcool perto da hora de ir dormir.
7. Tome um banho quente antes de se deitar.
8. Se não conseguir adormecer num período de 30 minutos, leia um livro.
9. Desligue os aparelhos electrónicos pelo menos 1 hora antes de ir dormir.
10. Desligue a luz do quarto quando se deitar.

Siga estas dicas e tenha uma noite bem dormida!

Cadu Burko