Guardiões da Galáxia Vol.2 estreia hoje em todo o Brasil e vem na onda do sucesso do primeiro filme. Quando ele foi lançado em 2014, ninguém acreditava que ele conquistaria tanta gente como conquistou, afinal, o grupo de heróis retratado no filme era repleto de nomes desconhecidos e pouco referenciados.

Para a surpresa de todos, o filme agradou muita gente e, por isso, teve sua continuação garantida. Seu principal herói, Star-Lord (interpretado pelo Chris Pratt), é um cara que passou seus primeiros 10 anos na Terra desfrutando de muitos filmes e músicas. Ele é uma boa representação de muitas pessoas reais da sua idade, afinal, ele é absurdamente nostálgico e apaixonado pela cultura pop dos anos 1980, e vive fazendo referência aos clássicos da época.

Além das alusões diretas em formas de diálogo ou estampadas na tela, o filme é altamente influenciado por filmes do passado, com, é claro, Star Wars e Caçadores da Arca Perdida. Mas Guardiões da Galáxia também lembra os muitos filmes que tentaram pegar carona nas produções de George Lucas, como, por exemplo, Piratas das Galáxias, Mercenários das Galáxias e o Último Guerreiro das Estrelas, todos dos anos 1980. Para comemorar o lançamento da continuação, selecionamos 5 desses filmes que seguem uma linha parecida com a adaptação de Guardiões da Galáxia para o cinema. Se liga:

Guardiões da Galáxia: Dicas de 5 filmes no mesmo estilo para você!

STARMAN – O HOMEM DAS ESTRELAS (1984)

Não sabemos quem é o pai do Star-Lord, apesar do primeiro filme dar a entender que ele é de alguma raça alienígena cósmica. Enquanto não descobrimos, a gente pode fingir que o meio-humano Peter Quill, também conhecido como Star-Lord, é fruto do relacionamento entre os personagens principais deste clássico do John Carpenter. A conta provavelmente não fecha, mas, pela piada, vale brincar com o tema. A trama de Starman une romanticamente uma mulher, interpretada pela Karen Allen, e um alien, interpretado pelo Jeff Bridges, e os dois acabam se envolvendo sexualmente. O resultado é um bebê híbrido que poderia muito bem ser o próprio Peter Quill de Guardiões da Galáxia.

Guardiões da Galaxia

S.O.S. – TEM UM LOUCO SOLTO NO ESPAÇO (1987)

Antes de definir a trama do filme, vale lembrar que os anos 1980 presenteou os fãs de Star Wars com vários filmes bem inusitados inspirados na saga do George Lucas. Um deles, inclusive, teve Mel Brooks na direção e em um dos papéis principais. O filme “S.O.S – Tem um louco solto no espaço” é a cara de Guardiões da Galáxia principalmente porque o Star-Lord é bem parecido com o personagem Lone Star, interpretado por Bill Pullman. Tem quem diga que o Rocket Raccoon também tem um comportamento parecido com o Barf de S.O.S, mas você só vai poder confirmar isso se assistir ao filme. Na trama, os líderes do planeta Spaceball, tendo desperdiçado infantilmente sua atmosfera, arquitetaram um plano secreto para retirar todos os recursos do planeta vizinho, Druidia. Na sequência, o filme se mostra uma paródia engraçada e cômica de Star Wars, e continua engraçado até hoje.

Guardiões da Galaxia

FOOTLOOSE – RITMO LOUCO (1984)

É impossível deixar Footloose de fora da lista. Entre todas as referências cinematográficas em Guardiões da Galáxia, Footloose é a mais memorável. Em uma das cenas do filme, o Star-Lord cita Kevin Bacon, ator principal de Footloose, como um herói “que ensinou toda a cidade que dançar é a melhor coisa que existe”. Se você nunca viu esse clássico, já passou da hora de assistir.

Guardiões da Galaxia

HOWARD, O SUPER HERÓI (1986)

Se você não viu a cena pós-créditos de Guardiões da Galáxia, não vai entender a razão pela qual o filme “Howard, o super herói” figura a nossa lista. Se viu e mesmo assim não entendeu, nós vamos explicar: Howard, o pato que aparece depois dos créditos, é um personagem da Marvel criado em 1973. Howard teve suas próprias revistas e chegou a aparecer em outras histórias, como as histórias do Homem Aranha. Fruto dos anos 1970, o pato alienígena que veio parar na terra era uma verdadeira crítica social. O filme – bem B, por sinal – de 1986 foi criado pela produtora Lucas Art, de George Lucas.

Guardiões da Galáxia

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS (2005)

A adaptação para o cinema da série de livros do Douglas Adams não foi um sucesso de bilheteria e também não é tão boa quanto os fãs esperavam, mas, mesmo assim, vale assistir. A comédia maluca, repleta de piadas sobre física, matemática e questões existenciais, foi lançada em 2005 e tem um clima bem parecido com o clima de Guardiões da Galáxia. A história conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. Ambos escapam da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um alien que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. O filme é uma mistura confusa de todos os livros da série, então, por isso, a nossa recomendação é que você leia os livros que serviram de inspiração para o filme de 2005. Eles são muito engraçados, rápidos e fáceis de ler, mas, se você prefere ver o filme antes para despertar o interesse pela trama, sem problemas. Mas saiba que, infelizmente, ele é bem inferior aos livros do Douglas Adams.

Guardiões da Galaxia

Aqui na Área Vip Brasil é assim galera, um pouco de todo para os machos alphas aumentarem o seu conhecimento. Assistam os filmes indicados por nós, você não irá se arrepender!

Cadu Burko